Divulgada programação do festival que pretende substituir Fica na cidade de Goiás

O Festival de Cinema e Ambiente da cidade de Goiás, o Festival Goyaz, divulgou a programação completa do evento, que tem início no dia 5 de setembro, e será realizado sob a ameaça de descontinuidade do Festival Internacional de Cinema Ambiental, o FICA, que foi criado em 1999, e estaria em sua 21ª edição.

Na última semana, a prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, em entrevista à Sagres 730, explicou a realização do evento e esclareceu a possível confusão do Festival de Goyaz com o Fica.

No próprio material de divulgação, a organização do Festival Goyaz reafirma que a ideia do evento teve início em 17 de julho, “diante da necessidade de assegurar a continuidade e preservar os legados do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental –, que acontece na Cidade de Goiás desde 1999, mas se encontra com sua continuidade ameaçada”.

Nesta edição, o festival será realizado de forma integrada com o XIV Festival de Gastronomia da Cidade de Goiás, com ilustração da artista Ciça Fittipaldi, e traz como tema central o Cerrado, ressaltando a necessidade de preservação do bioma.

Já no dia 5, a Mostra Infantil em homenagem ao Cinema Goiano às 8h no Cine Teatro São Joaquim. Às 9h, uma ação de recuperação da nascente do córrego Chapéu de Padre, próximo à saída da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Também no Cine Teatro São Joaquim, o Festival de Goyaz contará com a Roda de Conversa, às 10h da manhã no sábado (7), trará o tema “FICA: O legado, desafios e perspectivas” para o ano de 2020.

Sagres Cerrado de Comunicação